Fale conosco
Fale conosco

Os Colaboradores de Sua Empresa Estão Alinhados Com o Código de Ética da Organização?

Código de ética

Por: 

O Código de Ética de uma empresa é o documento que rege as normas de conduta de uma organização. Nele, as regras a serem seguidas por todas as camadas, inclusive de parceiros, estão presentes.

Um código de ética beneficia em diversos sentidos, mas o principal é que contribui para o melhor entendimento da cultura organizacional de uma instituição. Um dos maiores desafios encontrados pelas empresas que possuem um código de ética é fazer com que seus stakeholders estejam alinhados com as normas da organização. 

Para que isso ocorra de forma efetiva, são necessários treinamentos e divulgações que façam com que o propósito e os princípios da instituição estejam claros para os colaboradores, fazendo assim, com que estes estejam alinhados com as diretrizes presentes nos códigos de ética.

A implantação de um Código de Ética

Desenvolver e introduzir um Código de Ética em uma empresa é uma tarefa nada fácil e que passa por algumas etapas até a conclusão do seu processo. 

A organização alinha-se com as áreas internas no primeiro passo, planejando um mapeamento daquilo que deseja reafirmar dentro de seu código de ética.

Após o planejamento, a empresa realiza a etapa de construção do material, que consiste em definir e redigir o conteúdo. Essa etapa exige tempo, pois é necessário um estudo sobre como o material pode conversar melhor com os colaboradores. 

Além disso, a empresa produz o material gráfico que esteja de acordo com o que deseja transmitir em seu código de ética.

A etapa final, e mais importante, é a de treinamento e divulgação. É o momento de definir e implantar o plano de engajamento dos colaboradores, Comitê de Ética e alta administração, para que todos tenham ciência do que a empresa quer como conduta de seus funcionários. 

Como saber se os colaboradores estão engajados

A principal maneira de saber se os colaboradores estão seguindo as condutas determinadas pelo código de ética da empresa é por meio das entrevistas de aderência ética, nas quais entrevistamos os colaboradores para verificar o alinhamento deles com a cultura da instituição.

Treinamentos de compliance também auxiliam neste quesito, uma vez que é sempre necessário que algumas normas sejam reforçadas para os times dentro das organizações. Também é importante desenvolver programas de formação corporativa para garantir que todos estejam sempre bem informados e engajados.

Por fim, canais de denúncia são imprescindíveis para que se tenha a informação de algum desvio de conduta na organização. Muitas vezes os colaboradores podem se sentir desconfortáveis para formalizar alguma queixa no ambiente de trabalho, pois não há um canal específico para isso. 

Ou seja, com um canal de denúncias bem desenvolvido e anônimo, fica muito mais fácil saber se existe algum problema no ambiente de trabalho.

Os benefícios do código de ética

Ter um código de ética gera diversos benefícios para as organizações. Dentre os principais, está a confiança de clientes e colaboradores, que passam a ter maior admiração pela empresa, tendo uma impressão de trabalho sério e comprometido, é um reforço que eleva a credibilidade da organização.

Um código de ética também melhora o clima organizacional, pois fortalece os princípios, propósitos e valores da empresa. Isso faz com que os relacionamentos sejam aprimorados, além de melhor comunicação interpessoal e satisfação de colaboradores.

O comportamento esperado e as condutas a serem evitadas são esclarecidos para todos, além disso, as principais sanções frente ao não cumprimento de regras também são definidas. Isso reduz os riscos de desvio de regras de conduta que podem prejudicar a organização e também os colaboradores. 

Defina o Código de Ética de sua empresa

A Proethic desenvolve Códigos de  Ética personalizados para empresas de todos os portes, independentemente do ramo em que a instituição atue. O benefício de contar conosco para a elaboração deste tipo de material é a criação de um documento totalmente personalizado e que tenha a cara da empresa. 

Com nossa expertise e consultoria especializada, além de construir e implementar o Código de Ética, você também pode cumprir todas as outras etapas para saber se os colaboradores estão alinhados com as diretrizes da empresa. Desde Entrevistas de Aderência Ética, criação de Canal de Denúncias e Treinamentos de Compliance. 

Conheça também todos os nossos serviços, para que a cobertura em sua organização seja completa.

Ou, se preferir, clique aqui e entre em contato conosco.