Fale conosco
Fale conosco

Porquê é importante terceirizar a investigação corporativa do Canal de Denúncias?

Canal de Denúncias

Por: 

Está cada vez mais claro para as empresas a importância de se ter um canal de denúncias dentro do ambiente corporativo. Isso porque esses canais desempenham um papel fundamental na detecção e prevenção de comportamentos antiéticos e outras irregularidades que possam surgir no ambiente de trabalho. 

No entanto, para que os canais de denúncia sejam eficazes, é necessário que as investigações conduzam de maneira imparcial, profissional e confidencial. É nesse ponto que entra em cena a prática de terceirizar a investigação corporativa dos canais de denúncia.

Siga conosco neste artigo e entenda os motivos de ser tão importante terceirizar a investigação corporativa do Canal de Denúncias.

Vantagens da terceirização

Terceirizar as investigações corporativas dos canais de denúncias traz uma série de vantagens significativas para as empresas. 

Em primeiro lugar, permite-se realizar uma abordagem imparcial e objetiva na condução das investigações. Quando uma empresa opta por conduzir suas próprias investigações, existe o risco de tomada de viés em relação aos envolvidos no incidente denunciado. 

Ao terceirizar a função para uma empresa especializada em investigações corporativas, a organizaão garante que conduzirá as investigações de maneira imparcial, resguardando os denunciados e os denunciantes.

Além disso, a terceirização da investigação adiciona uma camada de expertise e experiência para o processo. 

Empresas especializadas contam com profissionais treinados e qualificados que possuem um entendimento profundo dos procedimentos, técnicas de entrevista, coleta de evidências e análise de dados. 

Outro benefício crucial é a garantia de confidencialidade. Muitas vezes, o medo de retaliação ou da revelação de sua identidade impede que muitos funcionários façam denúncias.

Ao terceirizar a investigação, a confiança dos denunciantes aumenta, pois eles acreditam que sua identidade será protegida e que as informações fornecidas serão tratadas com sigilo. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de ações de reparo perante as irregularidades constatadas.

Credibilidade e confiança

Terceirizar as investigações corporativas dos canais de denúncias também ajuda a melhorar a transparência do processo de investigação, o que gera mais credibilidade por parte das investigações e maior confiança dos colaboradores da empresa.

Quando uma empresa demonstra que está disposta a contratar uma empresa independente para conduzir investigações de denúncias, isso transmite a mensagem de que leva a sério suas obrigações éticas e de compliance, além de estar comprometida em garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os seus colaboradores.

No entanto, é importante ressaltar que a terceirização da investigação corporativa dos canais de denúncia não isenta a empresa de sua responsabilidade de monitorar e supervisionar o processo de investigação. A empresa contratante ainda deve fornecer orientações claras e diretrizes para as investigações.

Ou seja, a terceirização garante que as investigações sejam conduzidas de maneira imparcial, profissional e confidencial, sendo assim uma estratégia eficaz.

Ao fazê-lo, as empresas podem melhorar a eficácia de seus programas de conformidade e governança corporativa e promover uma cultura organizacional de integridade e transparência.

A Proethic investiga seu Canal de denúncias

Empresas que fortalecem seu canal de denúncias e contam com as soluções da Proethic para investigar eventuais problemas no ambiente corporativo demonstram um compromisso com a integridade e a confiança de seus colaboradores. 

Ao investir em sistemas de denúncias eficazes, as empresas podem proteger sua reputação e mitigar riscos.

A Proethic é uma empresa especializada  em implementar canais de denúncias e em conduzir investigações corporativas, destacando-se como a parceira essencial para as organizações que buscam detectar e evitar eventuais problemas de forma proativa.

Com nossa expertise, você também pode contar com outras soluções que oferecemos, como criação de códigos de ética, treinamentos de compliance e muito mais. 

Acesse nosso site e conheça os nossos serviços. Ou, se preferir, clique aqui e entre em contato conosco.